08 outubro 2009

Pacto de Estado en educación en España

"Los padres no quieren que sus hijos sufran el mal logrado "fracaso escolar".

"El ministro Gabilondo habla de un Pacto de Estado por la Educación. "


De facto o que precisamos é um Pacto Ibérico para a Educação.

02 agosto 2009

Portunhol de bons vizinhos a falsos amigos

Muitos portugueses compreeendem facilmento o espanhol. Já para os espanhois, o português é mais complicado. E o portunhal confunde e convince toda a gente.

Mas há algumas palavras bastante semelhantes que têm significados muito diferentes, que são conhecidas como falsos amigos (false cognates).

Esta lista identifica as palavras traiçoeiras mas conhecidas. Qualquer visitante pode preparar-se antes de cruzar a fronteira. Se não souber utilizar a palavra certa, quem vai a Espanha pode ficar embarassada (embarazada, grávida) e e cair em situaçõe com muita graça (graza, gordura)
Português e Espanhol estão entre os idiomas mais falados e VER CI Congressos

22 março 2009

Marketing social em Espanha

Experto en Marketing Social y/o Campañas de Educación
EURADIA International, Spain
Apply By: 27 March 2009
Date posted: 18 March 2009
international@euradia.es

Requisitos Generales:
Profesional con título universitario en Marketing, Comunicación, Administración o ramas afines al objeto de la consultoría. Experiencia general de al menos 6 años contados a partir de la obtención del primer título profesional.
Requisitos Específicos:
Acreditará al menos 4 años de experiencia especifica, contados a partir de la obtención del primer título profesional, alternativamente en los siguientes aspectos: desarrollo e implementación de campañas de educación o de marketing social, preferentemente sobre derechos obligaciones, productos y servicios financieros para sectores vulnerables; promoción y fomento de la educación financiera para los usuarios actuales y potenciales de las entidades financieras y sus productos; diseño e implementación de metodologías de programas de educación para diferentes segmentos de interés; definición estratégica de canales y medios de difusión y elaboración e implementación de diferentes productos de comunicación dirigidos a distintos grupos objetivos; así como diseño e implementación de aulas virtuales dentro de este contexto.
Otros requisitos:
Experiencia en docencia universitaria
Expositor (conferencista) en cursos, seminarios, talleres, workshops, etc.

10 março 2009

Seminário: Conhecer as Comunidades Espanholas, 18-Março

Um Mercado para as Empresas Portuguesas
- Conhecer as Comunidades Espanholas

Organizadores do Seminário: : CGD e Câmara Hispano Portuguesa
Data: quarta-feira, 18-Março-2009, 9:00-13:30
Lugar: Culturgest, Rua do Arco Cego, Lisboa
Inscrições: gratuitas até 12-Março em www.cgd.pt/Empresas/
Ficha de inscrição
Programa do Seminário

A Caixa Geral de Depósitos e a CHP , querem ajudar as empresas portuguesas a conhecer melhor o Mercado Espanhol com esta série de seminários.

Portugal e Espanha são mercados naturais para as empresas e para os empresários dos dois países. As relações económicas bilaterais são tão importantes para Portugal como para Espanha, havendo já muitas empresas portuguesas e espanholas a desenvolver actividade à escala ibérica.
Apesar do abrandamento económico e do conhecimento crescente que os empresários portugueses têm do mercado espanhol, Espanha continua a ser um mercado com potencial para as empresas portuguesas. Acresce que o mercado espanhol apresenta características, oportunidades de negócio e apoios públicos regionalmente diferenciados, que importa conhecer em maior profundidade.
www.chp.es, info@chp.es

05 março 2008

Portuguese and Spanish in top 10 languages most spoken in the world

Top 10 Languages most spoken in the world, in reverse order

10. French -- Number of speakers: 129 million
9. Malay—Indonesian Number of speakers: 159 million

8. Portuguese -- Number of speakers: 191 million Think of Portuguese as the little language that could. In the 12th Century, Portugal won its independence from Spain and expanded all over the world with the help of its famous explorers like Vasco da Gama and Prince Henry the Navigator. Because Portugal got in so early on the exploring game, the language established itself all over the world, especially in Brazil (where it's the national language), Macau, Angola, Venezuela, and Mozambique. To say "hello" in Portuguese, say "Bom dia" (bohn DEE-ah).

7. Bengali -- Number of speakers: 211 million
6. Arabic -- Number of speakers: 246 million
5. Russian -- Number of speakers: 277 million

4. Spanish -- Number of speakers: 392 million Aside from all of those kids who take it in high school, Spanish is spoken in just about every South American and Central American country, not to mention Spain, Cuba, and the U.S. There is a particular interest in Spanish in the U.S., as many English words are borrowed from the language, including: tornado, bonanza, patio, quesadilla, enchilada, and taco grande supreme. To say "hello" in Spanish, say "Hola" (OH-la).

3. Hindustani -- Number of speakers: 497 million
2. English -- Number of speakers: 508 million
1. Mandarin -- Number of speakers: 1 billion+

In fact, since many Portuguese speakers can also understand Spanish, Spanish/Portuguese speakers may be the second largest language group in the world, the original lingua franca.

Habla/fala comigo !

04 março 2008

Mercabo Ibérico em seminário na Universidade de Lisboa, 14-Março-08

Designação: Seminário Integração do Mercado Ibérico
Data: 2008 /Março/ 14
Hora: 21:00

O Seminário "Integração do Mercado Ibérico", decorrerá em Lisboa a 14 de Março, na Faculdade de Letras, no qual se pretende discutir os resultados de um projecto de investigação (IberMint) sobre o investimento espanhol em Portugal e as estratégias desenvolvidas pelas empresas com capital espanhol para responder aos desafios e oportunidades que este oferece.
Programa
Entrada livre (deverá, no entanto, confirmar a presença para os seguintesendereços: celiamartins@fl.ul.pt ou im.pires@fcsh.unl.pt )
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Morada: Alameda da UniversidadeLisboa

09 novembro 2007

Espanha representa 12% das vendas da Abreu e sobe a 16% em 2008


Os destinos de Espanha representam 12 por cento da facturação da Agência Abreu, um peso que a empresa espera aumentar para 16 por cento até final de 2008.
O director da empresa explicou que Espanha é o mercado mais importante para a Abreu que se especializou neste produto, um trabalho agora reconhecido pelo governo espanhol com a atribuição da "Condecoração de Mérito Turístico", um prémio de cariz mundial pela primeira vez destinado a uma empresa portuguesa.
O objectivo apontado pelo director da Agência Abreu é apresentar Espanha como um destino diversificado, com base na promoção da cultura, património e gastronomia característicos de regiões e cidades, em alternativa ao sol e praia, mais divulgados entre os portugueses.
Com um investimento de cerca de 450 mil euros anuais em acções de promoção de destinos em Espanha, o operador turístico quer continuar a apostar neste país, nomeadamente em Andaluzia, que vai ser o "patrocinador oficial" da edição de 2008 da sua feira Mundo Abreu.
A empresa quer aínda aumentar o peso do destino Espanha na actividade da Abreu, para 16 por cento em 2008.
Como exemplo da presença de Espanha na oferta da Abreu, o director da empresa refere que no seu site na internet é possível obter uma confirmação imediata de 150 hotéis naquele país.
Este ano, as vendas da Abreu para Espanha rondam os 62 mil pacotes de férias.
A Agência Abreu foi fundada no Porto em 1840, por Bernardo Abreu e ainda hoje pertence à mesma família e descendentes directos, na quinta geração. A Abreu opera em Espanha desde a sua fundação, em 1840, e está representada directamente em Madrid, desde 1977, em Barcelona desde 2000, estando presentemente em processo de abertura de um novo escritório em Málaga.
Actualmente, tem 105 lojas em todo o país, incluindo em centros comerciais, apresenta várias alternativas de destinos de viagens, além de Portugal, Espanha ou Brasil, como Cuba ou República Dominicana, e acompanha a evolução das tendências dos mercados e dos consumidores, com a aposta nas vendas on-line.
Espanha assumiu-se como um dos mercados mais importantes a nível mundial, esperando-se que no ano 2008 supere a barreira dos 65 milhões de turistas estrangeiros, devido aos cerca de cinco milhões de visitantes esperados, na Exposição Universal de Zaragoza (Expo 2008). A oferta turística para a Península Ibérica está neste momento numa fase de acelerado crescimento, podendo Portugal vir a aproveitar desse facto e aumentar igualmente o seu número de visitantes em 2008.
Fonte: Agência Lusa, 5 de Novembro de 2007.